"Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos". (Romanos 6:11,12)
INTRODUÇÃO:
Estamos no mundo, e nele estamos sujeitos a uma série de ameaças à nossa santidade.
INTRODUÇÃO:
Estamos no mundo, e nele estamos sujeitos a uma série de ameaças à nossa santidade.
Embora,
já não pequemos mais como outrora, uma vez que o pecado já não nos domina mais,
como salvos, temos atos ( Resíduo da velha vida) de pecados.
O pecado na vida do verdadeiro cristão é uma exceção, não regra.
O pecado na vida do verdadeiro cristão é uma exceção, não regra.
“Pois
sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do
pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu,
foi justificado do pecado”. (Romanos 6:6-7)
O
pecado que recebemos como herança adâmica, presente ainda nos filhos de Adão,
não tem mais ( ou, não deveria ter mais) controle em nossa vida, agora salva pela graça, mediante a fé.
Quando cito o pecado no singular, refiro-me à natureza pecaminosa, princípio, raiz e não o ato ou a consequência do Pecado ( árvore); este tem muitas formas e maneira de atuar.
Em nossa vida ressuscitada com Cristo ressuscitado, ele, o pecado, causa, perdeu o acesso.
Quando cito o pecado no singular, refiro-me à natureza pecaminosa, princípio, raiz e não o ato ou a consequência do Pecado ( árvore); este tem muitas formas e maneira de atuar.
Em nossa vida ressuscitada com Cristo ressuscitado, ele, o pecado, causa, perdeu o acesso.
Como
está escrito, dentro dessas condições, o filho de Deus, Dele ( Jesus) nascido, não peca
mais. Agora nós somos de Cristo; resultado da semente incorruptível. A semente
de Adão, ainda que presente em nossa natureza pecaminosa, não alimentada, não cuidada, e
assim, perde, aos poucos, o poder de gerar seus frutos de pecados ( consequência).
A Bíblia
diz: “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente
de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de
Deus”. (1 João 3:9 ).
Veja bem o termo: Estar no pecado...
Veja bem o termo: Estar no pecado...
Por
estarmos no corpo natural ainda, cometemos, mesmo salvos, o que eu já disse;
atos de pecado, até de forma inconsciente e não incontrolável, mas, hábitos ( frutos da árvore) de
pecado não mais.
Não vivemos na prática pecaminosa, perdemos o prazer de pecar, comum pessoas que não nasceram de novo.
Não vivemos na prática pecaminosa, perdemos o prazer de pecar, comum pessoas que não nasceram de novo.
O
fruto desta semente, que lemos no versículo acima, é para Deus, pois
pertencemos a Cristo agora. Todo nosso fruto é para santificação e para
glorificarmos à Deus.
Assim,
meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo,
para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que
venhamos a dar fruto para Deus. (Romanos 7:4)
Há
outra forma de pecado, que eu chamo de obras da carne. Diferente dos atos, dos
quais temos consciência, as obras da carne agem em no velho homem, instintivamente, tendo
respostas na vida exterior. Um salvo não vive esta experiência, uma vez que deve ( ou, deveria) andar no Espírito.
“Quem
vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem,
de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja”.
(Romanos 8:5)
As
obras da carne envolvem vícios sexuais, religiosos, emocionais e de
personalidade.
Vejam:
“Ora,
as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões,
facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes...”(Gálatas 5:19-21)
Obs. "Quando se fala em pecados ou obras da carne, nossa mente volta-se para adultério, fornicação...
Quando na verdade a lista é extensa e compreende áreas que, nem mesmo, os mais espirituais analisam".
Obs. "Quando se fala em pecados ou obras da carne, nossa mente volta-se para adultério, fornicação...
Quando na verdade a lista é extensa e compreende áreas que, nem mesmo, os mais espirituais analisam".
Infelizmente,
muitos desses itens, vemos em nosso meio, o cristão. Ou seja, as obras da carne
têm encontrado espaço na vida da igreja(denominação), sinal de que há uma grande libertação
a ser operada em nosso meio, um verdadeiro avivamento espiritual, não
emocional, comum hoje em dia.
O
alerta do Cap. 5 (cinco), vers. 16 (dezesseis) precisa ser compreendido por nós:
Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da
carne.
Pessoas são levadas a se afastarem deste viver. Pois as mensagens têm se tornado antropocêntrica, do homem para o homem na busca por coisas da terra.
"Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus".(Colossenses 3:1-3)
Mas disso, falaremos outra hora!
Pessoas são levadas a se afastarem deste viver. Pois as mensagens têm se tornado antropocêntrica, do homem para o homem na busca por coisas da terra.
"Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus".(Colossenses 3:1-3)
Mas disso, falaremos outra hora!
Na prática de pecado, no hábito, não vivemos
mais.
Está escrito: “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus”. (I João 3:09).
Quem vive na prática, são aqueles que praticam a injustiça, são, portanto, filhos do diabo.
“Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão. (I João 3:10).
Jesus chamou seus adversários fariseus de diabinhos, ou seja filhos do diabo, que recusavam Sua mensagem para continuarem a viver da velha e dominante forma de vida religiosa sem Deus!
Está escrito: “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus”. (I João 3:09).
Quem vive na prática, são aqueles que praticam a injustiça, são, portanto, filhos do diabo.
“Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão. (I João 3:10).
Jesus chamou seus adversários fariseus de diabinhos, ou seja filhos do diabo, que recusavam Sua mensagem para continuarem a viver da velha e dominante forma de vida religiosa sem Deus!
"Vocês
pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele “ (João
8:44)
Por
mais duro que seja afirmar isto, se trata, porém, de uma verdade.
Aqueles que vivem a satisfazer o desejo do pecado fazem algo próprio de quem não submeteu a vida à Deus. Estão sob a escravidão maligna e alheio a graça de Deus. Não dão resposta ao apelo da Igreja, que constantemente se reúne para indicar o caminho. Fazem algo que o diabo faz desde início.
Aqueles que vivem a satisfazer o desejo do pecado fazem algo próprio de quem não submeteu a vida à Deus. Estão sob a escravidão maligna e alheio a graça de Deus. Não dão resposta ao apelo da Igreja, que constantemente se reúne para indicar o caminho. Fazem algo que o diabo faz desde início.
“Aquele
que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio.
Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo”. ( I
João 3:08)
Então,
até agora, falamos do Pecado como Ato, como Carne e como Prática.
Agora vamos falar do pecadão!
Muitos dizem que não há pecadinho e pecadão, na verdade há sim. A Bíblia faz diferença entre pecados, conforme estudamos até agora. E mais, ela fala que há pecado venial (termo mais usado pela Igreja Católica) e pecado para morte (ou mortal). Se existe um menos grave e outro bem grave, há no mínimo pecado de primeiro e segundo grau; como em no código penal brasileiro; crimes em primeiro e em segundo grau.
Agora vamos falar do pecadão!
Muitos dizem que não há pecadinho e pecadão, na verdade há sim. A Bíblia faz diferença entre pecados, conforme estudamos até agora. E mais, ela fala que há pecado venial (termo mais usado pela Igreja Católica) e pecado para morte (ou mortal). Se existe um menos grave e outro bem grave, há no mínimo pecado de primeiro e segundo grau; como em no código penal brasileiro; crimes em primeiro e em segundo grau.
Leiam:
“Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte. (1 João 5:17)
O
Apostolo sugere que nem oremos pelos que tal pecado cometem - Pois a morte,
parece-me, que é inevitável.
Há muitas controvérsias sobre que pecado tão grave é este.
E, vou botar mais lenha nesta fogueira:
Há muitas controvérsias sobre que pecado tão grave é este.
E, vou botar mais lenha nesta fogueira:
Uns
dizem, alguns teólogos, afirmam que o pecado para a morte é a blasfêmia contra
o Espírito Santo: “Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão
perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada”. (
Mateus 12:31)
O Espírito é a última instancia de apelação.Ou seja: " Depois dEle, que é que nos convence do pecado, não há mais a quem recorrermos". Quando falta-nos sensibilidade para reconhecer uma obra como dEle, e creditamos à algo divino, santo e celeste, como sendo um agir do demônio, chegamos no último degrau da degradação, uma grande e irresponsável ofensa ao Espírito Santo! Só age assim quem nunca viveu, quem nunca nasceu de novo!
O que é então?
O Espírito é a última instancia de apelação.Ou seja: " Depois dEle, que é que nos convence do pecado, não há mais a quem recorrermos". Quando falta-nos sensibilidade para reconhecer uma obra como dEle, e creditamos à algo divino, santo e celeste, como sendo um agir do demônio, chegamos no último degrau da degradação, uma grande e irresponsável ofensa ao Espírito Santo! Só age assim quem nunca viveu, quem nunca nasceu de novo!
O que é então?
Tenho
convicção de que o pecado para morte,
tem sua origem em Adão.
Não é só a recusa do perdão,pois creio que só comete o pecado cometido por Afão aquele que tem conhecimento de Deus, experimenta ou experimentou Sua comunhão e, de maneira contumaz se acha capaz de descartar Deus de sua vida.
Satanás inoculou seu vírus através de Eva em Adão. Aquilo que ele um tentou e fracassou, evidentemente, passou para o homem: Tentativa de " ENDEUSAMENTO".
Vejam:
Deus ordenou ao homem que não comece do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal porque morreria.
E o que o fez querer o fruto oferecido por Eva, em nome da serpente?
O desejo despertado pela serpente de que seria igual a Deus. A vontade de ser e ter mais do que Deus lhe oferecia! Um novo deus, se existisse, faria de Deus um ser, um Deus mentiroso, nada onipotente.
Não é só a recusa do perdão,pois creio que só comete o pecado cometido por Afão aquele que tem conhecimento de Deus, experimenta ou experimentou Sua comunhão e, de maneira contumaz se acha capaz de descartar Deus de sua vida.
Satanás inoculou seu vírus através de Eva em Adão. Aquilo que ele um tentou e fracassou, evidentemente, passou para o homem: Tentativa de " ENDEUSAMENTO".
Vejam:
Deus ordenou ao homem que não comece do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal porque morreria.
E o que o fez querer o fruto oferecido por Eva, em nome da serpente?
O desejo despertado pela serpente de que seria igual a Deus. A vontade de ser e ter mais do que Deus lhe oferecia! Um novo deus, se existisse, faria de Deus um ser, um Deus mentiroso, nada onipotente.
Quando
em sua prepotência quer se igualar à Deus, insuflado pela serpente faria do Criador um Deus
desnecessário, uma vez que aventa a possibilidade de existir outro da mesma
natureza!
Este que é: O PECADO gerou a separação do da criatura do criador! Ou seja: Morte!
Este que é: O PECADO gerou a separação do da criatura do criador! Ou seja: Morte!
Este
é o grande pecado, gerado pela malignidade, colocando o ser humano criado com
amor em oposição ao Seu Mentor. O pecado que gerou a morte, a primeira morte, a
espiritual, foi o querer independer de Deus. O homem peca para morrer, quando
se acha igual a Deus.
Neste caso: Independência é morte!
Neste caso: Independência é morte!
E, o afronta consciente e deliberadamente. Toma
conhecimento das coisas espirituais mas cede ao encanto serpentico, que incute
em sua mente, que é possível viver sem a existência de Deus, o que dá a
pretensão à este homem de ser seu
próprio deus!
“Se continuarmos a pecar deliberadamente
depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos
pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso
que consumirá os inimigos de Deus”. (Hebreus 10:26-27)
O
homem na ânsia de ser deus torna-se inimigo do Deus verdadeiro; portanto,
serpentizado!
O
que lhe resta? A morte! Morte esta, já experimentada pelo inimigo de nossas
vidas, que irremediavelmente está em condenação definitiva; eterna!
Cuidado
irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se
afaste do Deus vivo.
A
palavra certa para encerrar é esta: Vigilância, uma vez que temos um adversário
que deseja dar-nos o mesmo fim que Deus lhe deu, quando desejou ser igual a
Deus provocando a rebelião celestial, tendo como castigo a expulsão (morte) da
presença de Deus, com os anjos que o seguiram. O princípio é mesmo: Desenvolver
em nosso pensamento de um Deus não é suficiente!
Como
combater isto tudo?
“Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros
todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que
nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado...” (Hebreus 3:12-13
....a segunda parte deste artigo está sendo escrita....
....a segunda parte deste artigo está sendo escrita....
Comentários
Postar um comentário