Pular para o conteúdo principal

TEMA: NÃO HÁ CASA VAZIA... ( BP)


Texto Referencia: "Quem não é por mim é contra mim, quem comigo não ajunta, espalha" (Lucas 11.23).
A ilustração empregada por Jesus na segunda frase do provérbio vem do trabalho de ajuntar (ou espalhar) um rebanho, ou uma colheita. Ele afirma estar do lado de Deus e diz que aqueles que não estão do lado dele são inimigos de Deus. Então quem não está com Jesus...
“Quem não ajuda, atrapalha”.
Todo ser humano precisa ser salvo (seja bom ou mal)
Uma pessoa naturalmente pode ser vista como excelente para os baixos padrões humanos.
·        Não rouba
·        Não mata
·        Não prejudica ninguém
·        É uma pessoa “boa”...
                                                     Só que não!
A salvação não é pelas obras (não há nada de bom que façamos que nos dê acesso a eternidade com Deus)!
Note: “As boas obras não devem ser praticadas para revelar nossas qualidades e sim nossa fé em Deus”
Caridade não é publicidade! Existe grande diferença entre a “caridade do ego” e a “caridade de Deus”.
Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé           (espiritualmente inútil) sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. (Tiago 2:18)
Isto indica que somos salvos!
“Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé”.                (Tg.2:24)
Ou seja: A FÉ ME FAZ PRODUZIR BOAS OBRAS QUE REVELAM A QUALIDADE DA MINHA FÉ!
Com tudo vale dizer que a salvação é pela graça que se alcança através da fé!
O que diz a bíblia:
“Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mateus 22:39), e pelas boas ações cada um receberá o seu “GALARDÃO” e não a “SALVAÇÃO”!
A salvação é ato exclusivo da graça de Deus: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus” ( Ef.2:8).
E mais:
“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados…” (Atos 2:38)
                             Quem não é por Cristo é contra Ele!
Do lado errado...
Há, com certeza, pessoas de qualidade irrefutável que fazem o bem por terem um bom caráter, mas, não são salvas em Cristo!
Se não estão com Cristo estão espalhando!
Como?
Gerando uma falsa imagem de que basta ser bom, fazer tudo certo para ser merecedor do Céu!
“O céu não é para pessoas boas, o céu é para pessoas perdoadas”.

“Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro ( fazer sucesso com sua maneira de ser) , e perder-se ou destruir a si mesmo”? (Lucas 9:25)

PRECISAMOS...
Abrir mão do que achamos vantajoso; para ter Cristo!
 “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo”. (Filipenses 3:7). (ler vs 8).
De acordo com o padrão da religião de Paulo, este era alguém de refutação religiosa inquestionável!

Testemunho
Paulo (inicialmente Saulo), era, no seu entender, um bom servo de Deus!
Ele era fariseu, filho de fariseu. Nascido entre o ano 5 e 10 da Era Cristã. Circuncidado ao oitavo dia, da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreu; quanto à Lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto à justiça que há na Lei, irrepreensível (Filipenses 3, 5-6).
Mas ele precisou de um encontro com Deus onde foi liberto, batizado e depois usado por Deus!
Jesus veio para pessoas como Paulo, como o ladrão da cruz, como Maria Madalena, como eu e você!
Todos que precisam e reconhecem que precisam de um salvador!
Eis a questão:
Se eu sou bom, não preciso de Deus, já que eu sou justo... Jesus veio para os doentes, para os pecadores...
"Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores".            (Marcos 2:17)

De quem somos?
No texto bíblico de hoje Jesus revela que não há saída para o homem: “Ou, ele é de Deus ou do inimigo”!
Não há casa vazia!
Ao mesmo tempo dois podem ocupar essa casa? Não!
São incompatíveis!
Jesus x Satanás

Uma pessoa “boa” pode ter demônio agindo ou, controlando-a? Sim.
O demônio domina a vida de uma pessoa através de pelo menos 5 formas:
Influencia passiva: Neste caso não há manifestação, não sinal de possessão, não visível opressão, tudo certo, perfeita saúde, negócios de vento em polpa... Olha o perigo: Alguém assim corre o risco de imaginar que não precisa de ajuda; muito menos de um Deus “controlador”.
Exemplo bíblico: No Novo Testamento encontramos o chamado rico insensato, que seduzido pela riqueza, pela prosperidade e sucesso nos negócios, disse: “E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga”.
“Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus” (Lucas 12:16-21).
Você não vê o inimigo de forma explícita aqui, mas está no controle fazendo que esse perdesse a alma e fosse para o inferno. Aqui ele atua nas circunstancias materiais sem revelar-se
·        Influencia (ativa) – Controlando a mente levando a práticas condenáveis: Vícios, má conduta, prazer degenerado...
·        Sugestão (Emocional) – Até certo ponto com aparente inocência. Difícil compreensão, pois vem de uma forma aparentemente honesta: Foi assim que Deus disse... Pedro: Não Jesus, nunca te acontecerá isto... (Atua habilmente nas circunstâncias espirituais sem revelar-se)
Opressão (Espiritual) - Perturbação mental, depressão suicida...
·        Possessão  ( Psicológica e física) - (presença explícita) – Agressiva, raivosa, declaradamente anti-Deus.

Veja o que isso quer dizer:
“Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: "Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele". (Marcos 9:25)

Note a forte expressão da ordem de Jesus: “Nunca mais entre nele”.
Este é caso de possessão (Psicológica e física) onde o inimigo é repreendido a pessoa liberta para nunca mais ser atormentado! É transformação instantânea; o inimigo sai. Sai mesmo!
Não há casa vazia (neutra)
Para ilustrar isto ele conta a parábola chamada pelos negritos de algumas Bíblias de "a estratégia de Satanás". Se a "ex-casa" de um demônio tentar manter-se neutra, isto é, vazia, não vai ficar assim por muito tempo. Em breve aquele demônio voltará com outros piores ainda e o último estado do homem vai ser terrível, e bem pior que o primeiro (Lucas 11.24-26).
Veja que esta parábola não é um aviso para alguém que um dia foi endemoninhado. 
É de alguém que um dia recebeu Jesus em sua vida e decidiu por não tê-lo mais como Senhor. Esfriou. Voltou acomodar seu antigo senhor!
Daí a razão de sua condição ser bem pior do que antes...
“Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio”: "O cão voltou ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada voltou a revolver-se na lama". (II Pedro 2:20-22)
Isto não quer dizer que tratava de uma pessoa possessa; mas que não pertencia a Deus, embora  fosse uma pessoa de bom caráter, não fosse dada aos vícios nocivos e nem havia frequentado ou praticado a macumba!
Chamo isso de um controle calado; o inimigo está, mas sem barulho; isso acontece na maioria, em bilhões de vidas.
Ainda pode ser alguém que um dia não foi de Jesus, depois o aceitou e, por qualquer razão o deixou; não via sentido, a religião não lhe acrescentou nada; pois já possuía princípios morais relativos.
De fato, quando Jesus expulsava um demônio, ele não podia mais retomar àquela pessoa. Tornou-se neutra; ao menos pensava assim.
De fato
A parábola em questão ilustra a impossibilidade de ficar neutro em relação a Jesus: não há casa vazia - não pode haver pessoa que não é nem de Jesus e nem do demônio. Ou seremos discípulos de Jesus, ou seremos inimigos dele. Não há meio termo.
Ou estamos do lado de Jesus ajuntando o que foi colhido ou, estamos do lado do inimigo; espalhando; desperdiçando.
Conselho final
Muitos podem achar um tanto extremado.
Mas tem uma coisa que faz toda diferença:
Deus é radical! Não há meio termo. Ele não aluga casa, que em ultima análise deveria ser – sempre - dEle.
Ele pagou o preço para que fossemos totalmente Seus. Com Ele é algo assim: Sim, sim, não, não!
Está escrito: ...“e que vocês não são de si mesmos...”
(1 Coríntios 6:19)
Ou ajunta ou espalha!
Encerrando, digo. Que somos um campo de batalha, onde dois senhores nos desejam. Um que faz de nós mais do que vencedores ao nos vencer e outro que pode nos levar a escravidão eterna se nos conquistar. Entenda que nestes casos o que vai determinar será nossa reação ou disposição em aceitar; um ou outro.
...”pois o homem é escravo daquilo que o domina”.
(II Pedro 2:19b)
Um nos conquista por amor a santidade
Outro, por amor ao mundo, ao pecado...
O desejo divino é este:

“Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.” (I Pe 4:2)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A LEI DE CRISTO, (A LEI DO ESPÍRITO) É SUPERIOR A MOSAICA!

                                                           ( Parte I )                            ( Bp Eugênio) Quando se faz referência à Lei de Moisés nas igrejas, geralmente está se falando dos Dez Mandamentos. Mas esse é um engano, pois cumprir a Lei Mosaica é muito mais: ela é composta de todo o código de leis formado por 613 disposições, ordens e proibições. Em hebraico a Lei é chamada de Torá, que pode significar lei como também instrução ou doutrina. O conteúdo da Torá são os cinco livros de Moisés, mas o termo Torá é aplicado igualmente ao Antigo Testamento como um todo. Neste artigo usaremos o termo Torá para designar os cinco livros de Moisés, especialmente a compilação das leis mosaicas, as 613 disposições, ordens e proibições que mencionamos. No...

OS SALVOS NÃO PECAM PARA A CONDENAÇÃO... Bp. Eugênio- Abba/Rj

Os salvos em Cristo, não pecam para a condenação, e sim para disciplina. A obra de salvação é de exclusiva responsabilidade de Deus. Todo mundo já sabe, embora bem poucos vivem, que todo mérito da salvação é de Deus, que deu seu filho amado para que todo, “qualquer um”, que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna. Então, nossa participação neste projeto de Deus, é com a fé: A mão que se estende para receber do Senhor o presente oferecido. Se for presente, é gratuito. O salvo, o é do pecado (raiz, princípio), por consequência da condenação do pecado. Não quer dizer que estamos sem pecado; sem a presença do pecado. Ele está em nós, porque a natureza adâmica ainda está em nós. O que mudou? Mudou o domínio, a atração e o poder: Não exercem mais nenhum tipo domínio sobre nós. Antes, pecávamos como um hábito. Tínhamos prazer em pecar. Não resistíamos os apelos da carne e atendíamos seu desejo. O que ocorre agora? Agora, nós que estamos em Cristo, pecamos não ...

A FÉ QUE NOS MOVE (poema) - Bp Lucas Eugênio

Bp Lucas Eugênio Temos  FÉ. Que bom! Vibro quando eu escuto isto. Mas,quase sempre, de forma emocional; quando valor está no espiritual. Pensem muito nisto! É, talvez, uma tentativa... de nós mortais se  convencer, de se disfarçar a dor da vida, experimentada  na cruel arena da lida;  E, pós tudo, sobreviver. Mas estou eu aqui... Com os meus próprios botões Buscando a verdade crua e nua; Que fé é esta que tanto flutua Um dia nos tetos, outro nos porões? É que, enfim, o melhor da  fé Vem quando esta nos possui Sim, o melhor de tudo Que faz e traz um efeito absurdo É a fé que em tudo influi Ela em nós no controle, Sendo, destarte, força de superação, Da esperança a todos nutri, E que de constante coragem  supri; O mais frágil coração É. Isto é o que vale A fé nos capacita e nos faz cabal E que o invisível nos mostra A quem o impossível se  prostra, Se rende; pois é sobrenatural...