Texto Referencia: "Quem
não é por mim é contra mim, quem comigo não ajunta, espalha" (Lucas
11.23).
A ilustração empregada por Jesus na
segunda frase do provérbio vem do trabalho de ajuntar (ou espalhar) um rebanho,
ou uma colheita. Ele afirma estar do lado de Deus e diz que aqueles que não
estão do lado dele são inimigos de Deus. Então quem não está com Jesus...
“Quem
não ajuda, atrapalha”.
1º
Todo
ser humano precisa ser salvo (seja bom ou mal)
Uma pessoa naturalmente pode ser
vista como excelente para os baixos padrões humanos.
·
Não
rouba
·
Não
mata
·
Não
prejudica ninguém
·
É
uma pessoa “boa”...
Só
que não!
A salvação não é pelas obras (não há
nada de bom que façamos que nos dê acesso a eternidade com Deus)!
Note: “As
boas obras não devem ser praticadas para revelar nossas qualidades e sim nossa
fé em Deus”
Caridade não é publicidade! Existe
grande diferença entre a “caridade do ego” e a “caridade de Deus”.
Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me
a sua fé (espiritualmente
inútil) sem obras, e eu lhe mostrarei a minha
fé pelas obras. (Tiago 2:18)
Isto indica que somos salvos!
“Vejam que uma pessoa é
justificada por obras, e não apenas pela fé”. (Tg.2:24)
Ou seja: A FÉ ME
FAZ PRODUZIR BOAS OBRAS QUE REVELAM A QUALIDADE DA MINHA FÉ!
Com tudo vale dizer que
a salvação é pela graça que se alcança através da fé!
O que diz a bíblia:
“Amarás o teu próximo
como a ti mesmo”. (Mateus 22:39), e pelas boas ações cada um receberá o seu
“GALARDÃO” e não a “SALVAÇÃO”!
A salvação é ato
exclusivo da graça de Deus: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé,
e isto não vem de vocês, é dom de Deus” ( Ef.2:8).
E mais:
“Arrependei-vos, e cada
um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos
pecados…” (Atos 2:38)
2º Quem
não é por Cristo é contra Ele!
Do
lado errado...
Há, com certeza, pessoas de qualidade
irrefutável que fazem o bem por terem um bom caráter, mas, não são salvas em
Cristo!
Se não estão com Cristo estão
espalhando!
Como?
Gerando uma falsa imagem de que basta
ser bom, fazer tudo certo para ser merecedor do Céu!
“O céu não é para pessoas boas, o céu é para pessoas perdoadas”.
“Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro ( fazer sucesso com sua
maneira de ser) , e perder-se ou destruir a si mesmo”? (Lucas 9:25)
PRECISAMOS...
Abrir
mão do que achamos vantajoso; para ter Cristo!
“Mas o que para mim era lucro,
passei a considerar perda, por causa de Cristo”. (Filipenses 3:7). (ler vs 8).
De acordo com o padrão da religião de
Paulo, este era alguém de refutação religiosa inquestionável!
Testemunho
Paulo (inicialmente Saulo), era, no
seu entender, um bom servo de Deus!
Ele era fariseu, filho de fariseu.
Nascido entre o ano 5 e 10 da Era Cristã. Circuncidado ao oitavo dia, da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreu; quanto à Lei, fariseu; quanto ao zelo,
perseguidor da Igreja; quanto à justiça que há na Lei, irrepreensível (Filipenses 3, 5-6).
Mas ele precisou de um encontro com
Deus onde foi liberto, batizado e depois usado por Deus!
Jesus veio para pessoas como Paulo,
como o ladrão da cruz, como Maria Madalena, como eu e você!
Todos que precisam e reconhecem que
precisam de um salvador!
Eis
a questão:
Se
eu sou bom, não preciso de Deus, já que eu sou justo... Jesus veio para os
doentes, para os pecadores...
"Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os
doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores". (Marcos 2:17)
De
quem somos?
No texto bíblico de hoje Jesus revela
que não há saída para o homem: “Ou, ele é de Deus ou do inimigo”!
Não há casa vazia!
Ao mesmo tempo dois podem ocupar essa casa? Não!
São incompatíveis!
Jesus x Satanás
Uma pessoa “boa” pode ter demônio agindo
ou, controlando-a? Sim.
O demônio domina a vida
de uma pessoa através de pelo menos 5 formas:
Influencia passiva: Neste caso não há manifestação, não
sinal de possessão, não visível opressão, tudo certo, perfeita saúde, negócios
de vento em polpa... Olha o perigo: Alguém assim corre o risco de imaginar que
não precisa de ajuda; muito menos de um Deus “controlador”.
Exemplo bíblico: No
Novo Testamento encontramos o chamado rico insensato, que seduzido pela
riqueza, pela prosperidade e sucesso nos negócios, disse: “E direi a minha
alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe
e folga”.
“Mas Deus lhe disse:
Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus” (Lucas
12:16-21).
Você não vê o inimigo de forma
explícita aqui, mas está no controle fazendo que esse perdesse a alma e fosse
para o inferno. Aqui ele atua nas circunstancias materiais sem revelar-se
·
Influencia (ativa) – Controlando a mente levando a
práticas condenáveis: Vícios, má conduta, prazer degenerado...
·
Sugestão (Emocional) – Até certo ponto com aparente
inocência. Difícil compreensão, pois vem de uma forma aparentemente honesta:
Foi assim que Deus disse... Pedro: Não Jesus, nunca te acontecerá isto... (Atua
habilmente nas circunstâncias espirituais sem revelar-se)
Opressão (Espiritual) - Perturbação mental, depressão
suicida...
·
Possessão ( Psicológica e física) - (presença explícita) – Agressiva,
raivosa, declaradamente anti-Deus.
Veja o que isso quer dizer:
“Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o
espírito imundo, dizendo: "Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e
nunca mais entre nele". (Marcos 9:25)
Note a forte expressão da
ordem de Jesus: “Nunca mais entre nele”.
Este é caso de possessão (Psicológica
e física) onde o inimigo é repreendido a pessoa liberta para nunca mais ser
atormentado! É transformação instantânea; o inimigo sai. Sai mesmo!
3º Não há casa vazia
(neutra)
Para ilustrar isto ele conta a
parábola chamada pelos negritos de algumas Bíblias de "a estratégia de
Satanás". Se a "ex-casa" de um demônio tentar manter-se neutra,
isto é, vazia, não vai ficar assim por muito tempo. Em breve aquele demônio
voltará com outros piores ainda e o último estado do homem vai ser terrível, e
bem pior que o primeiro (Lucas 11.24-26).
Veja que esta parábola não é um aviso
para alguém que um dia foi endemoninhado.
É de alguém que um dia recebeu Jesus
em sua vida e decidiu por não tê-lo mais como Senhor. Esfriou. Voltou acomodar
seu antigo senhor!
Daí a razão de sua condição ser bem
pior do que antes...
“Se,
tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso
Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por
elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que
não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem
conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido.
Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio”: "O cão voltou ao seu
vômito" e ainda: "A porca lavada voltou a revolver-se na lama".
(II Pedro 2:20-22)
Isto não quer dizer que tratava de
uma pessoa possessa; mas que não pertencia a Deus, embora fosse uma pessoa de bom caráter, não fosse
dada aos vícios nocivos e nem havia frequentado ou praticado a macumba!
Chamo isso de um controle calado; o
inimigo está, mas sem barulho; isso acontece na maioria, em bilhões de vidas.
Ainda pode ser alguém que um dia não
foi de Jesus, depois o aceitou e, por qualquer razão o deixou; não via sentido,
a religião não lhe acrescentou nada; pois já possuía princípios morais
relativos.
De fato, quando Jesus expulsava um
demônio, ele não podia mais retomar àquela pessoa. Tornou-se neutra; ao menos
pensava assim.
De fato
A parábola em questão ilustra a
impossibilidade de ficar neutro em relação a Jesus: não há casa vazia - não
pode haver pessoa que não é nem de Jesus e nem do demônio. Ou seremos
discípulos de Jesus, ou seremos inimigos dele. Não há meio termo.
Ou estamos do lado de Jesus ajuntando
o que foi colhido ou, estamos do lado do inimigo; espalhando; desperdiçando.
Conselho final
Muitos
podem achar um tanto extremado.
Mas
tem uma coisa que faz toda diferença:
Deus
é radical! Não há meio termo. Ele não aluga casa, que em ultima análise deveria
ser – sempre - dEle.
Ele
pagou o preço para que fossemos totalmente Seus. Com Ele é algo assim: Sim, sim,
não, não!
Está
escrito: ...“e que vocês não são de si
mesmos...”
(1
Coríntios 6:19)
Ou
ajunta ou espalha!
Encerrando,
digo. Que somos um campo de batalha, onde dois senhores nos desejam. Um que faz
de nós mais do que vencedores ao nos vencer e outro que pode nos levar a
escravidão eterna se nos conquistar. Entenda que nestes casos o que vai
determinar será nossa reação ou disposição em aceitar; um ou outro.
...”pois
o homem é escravo daquilo que o domina”.
(II
Pedro 2:19b)
Um
nos conquista por amor a santidade
Outro,
por amor ao mundo, ao pecado...
O
desejo divino é este:
“Para que, no tempo que
vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas
segundo a vontade de Deus.” (I Pe 4:2)
Comentários
Postar um comentário